Qual a melhor caldeira para si!

escolher-caldeira

Comprar caldeira

Comprar caldeira nova é provavelmente um dos investimentos mais altos em electrodomésticos que pode fazer para sua casa, por isso é importante escolher a caldeira ideal para a reposição.

Pontos fundamentais para a escolha da caldeira:
Antes de tudo, precisa de decidir o tipo de caldeira que deve escolher. Aqui estão pontos importantes que deve ter em mente.

Tipo de combustível

A grande maioria das habitações equipadas com caldeiras em Portugal utilizam gás natural, embora ainda existam domicílios que não estão ligados a rede de gás natural, existem outras alternativas. A outras opções incluem a montagem de uma caldeira a gasóleo, gás propano ou butano.

Não se pode dizer que nenhum deles seja melhor que os outros. A escolha do tipo de combustível depende em grande parte da disponibilidade de fornecimento.

Tipo de extracção de fumo

Existem dois tipos de extracção de fumos a atmosférica e de estanque:

Caldeira atmosférica  faz a admissão do ar necessário para à combustão a partir do local onde ela está instalada e extrai os gases queimados para o exterior através de uma chaminé convencional. Esta caldeira só pode ser instalada em locais que tenham uma boa renovação do ar fresco porque o ar que existir no espaço da caldeira é consumido, podendo causar efeitos perigosos para os ocupantes desse espaço.

Caldeira de estanque ao contrário da caldeira atmosférica ela retira o ar necessário para a combustão do exterior da habitação e expulsa os gases queimados para o exterior através de uma chaminé de tubos coaxais. A combustão dá-se numa câmara hermética, não correndo assim o risco do oxigénio, do local onde a caldeira está instalada, ser abusivamente retirado ou consumido. A exaustão dos gases é auxiliada por um ventilador.

Eficiência da caldeira gás

A característica mais relevante de uma caldeira é a sua eficiência. Uma caldeira com uma eficiência de 80%, utiliza esse valor energético para o aquecimento da água e aquecimento central, desperdiça 20% na chaminé e outras zonas. E preciso ter atenção que uma caldeira a gás é responsável por cerca de 60% das emissões de CO2 de uma casa, este detalhe faz com que a eficiência da caldeira seja uma prioridade se está a escolher com o objectivo de reduzir as suas contas de gás.

A selecção de uma caldeira de condensação ou convencional depende da zona do pais em que vive, embora as caldeiras de condensação sejam um pouco mais económicas são mais caras que as caldeiras convencionais, no caso de viver no Porto ou em Lisboa não compensa utilizar caldeiras de condensação porque poderá  nunca conseguir amortizar o valor do investimento, só em zonas mais frias do pais por exemplo a Guarda é que conseguira amortizar o investimento passado uma média de 11 anos.

Para optimizar a eficiência da caldeira, respeite os planos de manutenção anuais. Além de contribuir para que o aparelho se mantenha em bom estado e segurança, optimiza o funcionamento com baixa de consumos.

Marca da caldeira

Existem inúmeras marcas de caldeiras, para o ajudar nesta etapa o melhor é consultar com o seu instalador, a marca que lhe oferece o melhor beneficio de qualidade/preço do momento. Pode contactar também para os nossos serviços para esclarecer tal dúvida, temos referências cruzadas por grande parte dos fabricantes de caldeiras como por exemplo Vulcano, Junkers, Ariston, BAXI, Roca, Imergas, Fagor.

Instalação da caldeira

Não tente instalar você mesmo a sua caldeiras, deixe esse serviço para profissionais. Contacte-nos e todo o apoio por parte do nosso técnico especializado em aquecimento, que vai ajudar a escolher e a instalar a melhor solução de aquecimento para sua casa.

Consulte-nos em ImparavelÁxia.pt